Análise: Santos tem dupla inspirada e paredão em quinto jogo sem derrota...
Peixe aposta nos contra-ataques e, em noite iluminada de Copete, Bruno Henrique e Vanderlei, consegue bater o Vitória em Salvador. Goleiro não toma gol há 494 minutos
Por Gabriel dos Santos*, Santos, SP
22/06/2017 07h00 Atualizado há 22 minutos
Defesa sólida, velocidade e contra-ataque. Essas foram as principais características do Santos no triunfo por 2 a 0 contra o Vitória, na noite da última quarta-feira, no Barradão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Sem Thiago Maia, suspenso, e Lucas Lima, com gripe e febre, o técnico Levir Culpi promoveu as entradas de Alison e Vitor Bueno, respectivamente, e armou um Santos disposto a jogar no contra-golpe. Deu certo.
Com um trio de ataque veloz e cada vez mais entrosado pela sequência de partidas, o Alvinegro não se incomodou com os desfalques importantes na armação das jogadas. Pelo contrário: esperou o Vitória tomar as ações do jogo para poder pegar a defesa adversária desprotegida com a rapidez dos pontas. Foi assim que saiu o primeiro gol. Bruno Henrique aproveitou falha defensiva do Vitória e achou Copete, que bateu colocado para abrir o placar (veja abaixo).
Gol do Santos! Vitória erra saída de bola, Copete recebe, chuta de fora e faz, aos 33 do1º
Depois de conseguir a vantagem no placar, o Santos seguiu com a mesma postura e continuou superior na partida. É verdade que o Alvinegro teve chances suficientes para matar o jogo mais cedo. A pontaria, mais uma vez, foi um dos pontos negativos da equipe montada por Levir Culpi.
Isso fez com que o Peixe corresse riscos desnecessários de ver o Vitória empatar. Destaque para Vanderlei, que vem salvando a meta santista partida após partida. São 494 minutos sem sofrer um gol. Essa é a melhor marca dele com a camisa do Santos (veja defesas difíceis do camisa 1 abaixo).
Vanderlei faz duas boas defesas contra o Vitória
Inspirada, a dupla Copete-Bruno Henrique atacou novamente. E mais uma vez o principal recurso foi a velocidade. O camisa 27 ganhou na corrida de Fred, entrou na área e achou o colombiano livre para decretar a vitória do Santos (veja o lance abaixo).
Gol do Santos! Copete recebe na área e amplia, aos 31 do 2º tempo
Invicto e sem sofrer gols há cinco partidas, o Peixe começa a engrenar na competição e já figura entre os primeiros colocados. Com a vitória, subiu para a terceira colocação e espera a conclusão da rodada nesta quinta-feira para se manter nesta posição. O Alvinegro tem de torcer contra resultados positivos de Coritiba e Chapecoense (por dois gols de diferença). No próximo sábado, enfrenta o Sport, na Vila Belmiro, às 19h.