1. Uma coincidência curiosa: o Santos foi fundado exatamente no mesmo dia do naufrágio do Titanic.
2. As cores oficiais do Santos na sua fundação, em 1912, eram azul, branco e dourado. Já no ano seguinte o clube adotou o preto e o branco como tonalidades oficiais.
3. O primeiro escudo do Santos era um globo terrestre colorido.
4. O primeiro técnico do Santos foi um irlandês chamado Harold Cross.
5. Em 1961 o Santos de Pelé perdeu um amistoso para o Olympiacos, da Grécia. O feito foi tão extraordinário para os gregos que foi colocado no hino oficial do clube.
6. Pelé já foi goleiro! Em 1963, o Santos vencia o Grêmio por 4 x 3 pela Taça Brasil quando o goleiro Gilmar foi expulso. Sem poder fazer alterações, o Peixe precisou improvisar Pelé no gol. E o Rei deu conta do recado: o jogo terminou 4 x 3.
7. A partida contra o Milan, aliás, marca o maior público da história do Santos: foram mais de 120 mil pessoas presentes no estádio.
8. O Santos foi também o primeiro time brasileiro a vencer o Boca Juniors em La Bombonera em um jogo oficial: foi na final da Libertadores de 1963.
9. Em 1964 o Santos venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 11 x 0. Só o Rei Pelé marcou oito gols.
10. Em 1969, o Santos de Pelé parou uma guerra de dois anos em Biafra, na Nigéria. A trégua aconteceu para que os nigerianos pudessem apareciar em paz o grande futebol do Rei.
Cleber Silva
O Santos FC, tem história por isso é o MAIOR DO MUNDO.
ResponderExcluir