Vida longa ao Rei! O dia 23 de outubro é um dos mais importantes da história do futebol. Foi nesta data, em 1940, que Edson Arantes do Nascimento, o nosso amado Pelé, nascia na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Hoje, portanto, é aniversário do maior jogador de todos os tempos. E não temos como não reverenciá-lo! Parabéns pelos 78 anos de vida!
Aqui embaixo a gente traz para vocês cinco marcas praticamente inquebráveis do camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira. Confiram conosco!
1. Jogador que mais venceu Copas do Mundo
Um total de 21 jogadores venceram a Copa do Mundo em mais de uma ocasião: 16 brasileiros, 4 italianos e um argentino. No entanto, o único que conquistou três vezes foi Pelé, em 1958, 1962 e 1970. No Chile, vale dizer, participou apenas parcialmente, ao se contundir ainda na primeira fase. Mas fez parte do time que adiante sagrou-se bicampeão.
2. Maior artilheiro da história do futebol
O Rei tem outro recorde muito importante e que dificilmente será batido. Apesar da musiquinha "mil gols", a verdade é que Pelé ultrapassou e muito esta marca. O craque santista balançou as redes 1283 vezes na carreira em 1363 jogos. Difícil de alcançar, até mesmo para Messi e Cristiano Ronaldo.
3. Maior número de jogos marcando três gols
É comum que grandes artilheiros em algum momento façam três gols num só jogo, o que chamam lá fora de hat-trick. Naturalmente isso não seria diferente com o maior deles. O Rei estabeleceu um recorde de 92 hat-tricks em sua carreira. Isso corresponde a 21,5% dos gols que marcou. Ele também fez seis jogos de cinco gols e marcou quatro em um jogo em 31 ocasiões.
Para colocar as coisas em perspectiva, comparamos o recorde de Pelé com o de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O primeiro tem 39 hat-tricks no seu nome, enquanto o segundo tem 38.
4. Mais jovem jogador a marcar 3 gols em um só jogo de Copa do Mundo
Com apenas 17 anos e 244 dias, Pelé fez um hat-trick simplesmente na semifinal da Copa do Mundo de 1958 contra a França. Este feito foi cinco dias depois de ele se tornar o jogador mais jovem a fazer gols na história do torneio - um recorde que ele ainda detém.
5. Jogador mais jovem a marcar numa final de Copa do Mundo
Na final do torneio de 1958, Pelé estabeleceu mais um recorde que se mantém até hoje. Durante a final contra a seleção anfitriã, a Suécia, o eterno camisa 10 canarinho marcou dois gols, dos quais o primeiro é considerado um dos maiores gols da história da Copa do Mundo da FIFA. Seus dois gols na decisão aconteceram ele tinha apenas 17 anos e 249 dias de idade. Espetacular.
