Ao longo de toda a sua carreira, João Paulo já enfrentou 27 cobranças de pênaltis. Destas, ele defendeu apenas duas. A primeira foi no empate de 1 a 1 com o Fortaleza, na Arena Castelão, em agosto de 2021.
A outra intervenção foi diante do Atlético-MG, em outubro do ano passado. Atuando no Mineirão
Além das duas defesas, João Paulo também contou com a sorte em outras duas cobranças, contra Flamengo (Gabigol acertou a trave) e Palmeiras (Raphael Veiga acertou a trave).
Já nas outras 23 penalidades, o João Paulo não conseguiu evitar que a bola entrasse. Com isso, ele tem um aproveitamento de apenas 7% no quesito.
Apesar da dificuldade nos pênaltis, João Paulo segue sendo um dos grandes nomes do Santos.
No Santos desde 2011, o jogador conquistou uma Copa São Paulo (2014) ainda no sub-20 e, posteriormente, duas vezes o Campeonato Paulista (2015 e 2016) já na equipe principal. Contudo, João Paulo só começou a ganhar holofotes a partir de 2020, quando Everson e Vanderlei, titulares nos anos anteriores, deixaram o elenco. Desde então, é presença certa no time.
Isso porque o goleiro chegou a disputar a posição com John Victon, ficando, inclusive, no banco de reservas na grande final da Libertadores contra o Palmeiras. Só que com a lesão do companheiro, o Menino da Vila passou a ser o dono da meta do Peixe, assumindo até a faixa de capitão
Feliz no Santos, o arqueiro renovou seu contrato no fim do ano passado e tem vínculo válido até agosto de 2026. Em seu novo acordo, João Paulo recebe R$ 280 mil por mês
O Peixe possui 70% dos direitos econômicos do João Paulo e uma multa de cerca de 100 milhões de euros
O goleiro João Paulo tem 157 jogos com a camisa do santos e 182 gols sofridos