Aos 9 anos, o time da Catalunha rescindiu com o venezuelano pelo receio de sofrer uma punição da Fifa pela contratação de um atleta menor de idade. As características do jogador são parecidas com as de Soteldo, que chegou ao Santos em 2019 e caiu nas graças da torcida do Peixe. Rápido, Matías Lacava, de 1,62m e atua como ponta e meia.
Lacava é tratado como grande joia de seu país e passou pelas categorias de base do Barcelona, que acabou dispensando o jogador por medo de punições, já que Lacava ainda tinha menos de 18 anos. Na Catalunha, Lacava ganhou o apelido de “Messi venezuelano”.
Promovido à equipe principal do Puerto Cabello no ano passado, Lacava terminou a temporada de 2020 com sete gols marcados em 15 jogos. O jogador, por suas atuações, tem sido presença constante nas convocações da seleção sub-23 da Venezuela.
Matías Lacava teve o nome incluído na lista das 10 principais promessas do futebol venezuelano e recebeu elogios do Word Football Index, um site especializado em futebol.
"Poucos se encantaram nos gramados da Liga FUTVE [Campeonato Venezuelano] em 2020 como este ex-prospecto das academias de Barcelona, Lazio e Benfica. Lacava conseguiu marcar sete gols em 15 jogos no ano passado e levou o Academia Puerto Cabello a uma campanha histórica, apesar de ter iniciado a temporada com apenas 17 anos. Seja na ala ou como 10, Lacava é um jovem que até os defensores veteranos deveriam temer", publicou.
Cleber Silva


