Falar do santos da década de 90, não tem como não lembrar de Almir, sua habilidade, seus dribles desconcertantes e seus cruzamentos precisos.
Almir jogou por outros clubes, mas jogando pelo Santos, Almir atingiu seu ápice na carreira, um ponta-direita a moda antiga: rápido, habilidoso, eficiente e objetivo.
As suas jogadas de linha de fundo seguidas por cruzamentos precisos, o levaram para a Seleção Brasileira, em uma época que dificilmente um jogador santista era convocado e disputou 6 jogos.
No Santos de 1990 a 1993 foram 177 jogos e 28 gols oficiais, além de 6 jogos e 3 gols não oficiais, segundo números do autor do Almanaque do Santos FC Guilherme Nascimento.
Almir também jogou pelo Grêmio, São Paulo, Sport, Guaraní, Shonan Bellmare (Japão) e Seleção Brasileira.
ACOMPANHE AGORA A ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ALMIR.
Almir como foi jogar no santos na década de 90?
Almir: Jogar no SANTOS, em 1990, foi incrível para a minha vida, para minha carreira, cheguei ao clube vindo do Grêmio, desacreditado porque ninguém me conhecia.
Como foi sua parceria com o Guga e Paulinho McLaren?
Almir: Cara! Jogar com o Paulinho McLaren e jogar com o Guga, foi muito importante por serem centroavantes natos com muita presença de área, tanto um como o outro sabiam se posicionar, me complementavam e sabiam que eu ia ao fundo para fazer os cruzamentos. Em 1992, quando Guga foi contratado em muitos jogos eram os dois na área.
Fale sobre seu jogo memorável com a camisa do peixe.
Almir: Fiz alguns gols bonitos vestindo a camisa do SANTOS, mas o que mais marcou e que todos falam, foi aquele no clássico contra o São Paulo no Pacaembu, acho que um sábado a tarde, o gol de cabeça, nós jogando com um a menos criando muitas oportunidades, até que o gol de empate veio no finalzinho, foi um baita jogo.
Qual seu maior ídolo?
Almir: Meu maior ídolo é Jesus, mas na época que jogava gostava de alguns jogadores, como Valdo, na época do Grêmio.
O que está faltando hoje no elenco do Santos para um possível Título?
Almir: Acredito que está faltando jogador assim de personalidade forte, que bata no peito, que vista a camisa com orgulho para honrar independente de ser jovem ou não.
Na sua opinião, haverá algum jogador a altura de vestir a camisa 10 de Pelé?
Almir: Não. Outro a altura para vestir a camisa do Santos ou da seleção brasileira no mundo igual a Pelé, pode esquecer não existe é difícil.
O que está achando do atual momento do santos?
Almir: O atual momento do SANTOS é difícil viu. Outro dia assisti o jogo contra o Guarani falta isso sabe: a personalidade de assumir a responsabilidade, nós na época não tínhamos um grande elenco sabia, não tínhamos as mesmas condições, mas na vontade nós superavamos, nós íamos para cima dos caras para corresponder a torcida.
Almir como foi jogar no Santos no período que não tínhamos CT? E como era jogar na Vila naquela época. Ela fazia diferença?
Almir: Nós não ligávamos muito para essas coisas, CT, nós queríamos mesmo era treinar, nos preparar para o jogo, sei que fazia falta, mas na época quase ninguém tinha CT no Brasil, fazia falta nós saíamos para outro lugar o quartel, a praia, além da VILA, mas encarávamos.
A Vila fazia a diferença sim e, como hein! O que dificultou muito nós ganharmos títulos, era porque quando chegava para os mata-mata com São Paulo, Corinthians e Palmeiras eles se recusavam, não queria jogar na Vila porque sabiam da força e energia da Vila.
Qual seu recado para a torcida santista?
Almir: Que eles acreditem, façam o que sempre fizeram, irem a Vila, Pacaembu, Morumbi, seja onde for, dentro ou fora do alçapão e apoiem sempre como nunca, expressem seu amor eterno.
Cleber Silva
Colaboração Especial : Ezequiel
Muito boa a estrevista do Almir falando sobre o tempo que ele jogava no santos e sobre a atual situação do Santos fc está passando pelo momento atual situação do Santos fc
ResponderExcluirParabéns aos envolvidos , muito boa a entrevista
ResponderExcluirQuando eu era criança gostava de imitar o Almir , sempre fui fã deste grande jogador
ResponderExcluirAlmir fez história mesmo no tempo de vacas magras suas arrancadas, dribles, assistências marcou uma época está entre os maiores pontas direitas autêntico
ResponderExcluir