A reportagem do ESPN.com.br entrevistou torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na semana da grande final da Libertadores. Questionados sobre para quem iria torcida na decisão, eles não ficaram em cima do muro.
Nas respostas, com exceção da torcida vascaína, os santistas levaram a vantagem com tricolores, alvinegros e rubro-negros de aliados. Como é o caso de Antônio Martins, feirante em Copacabana, tradicional bairro da Zona Sul da cidade, e torcedor do Flu.
“Vou torcer para o Santos. Tem aquela rivalidade com os paulistas da capital. Tenho muitos amigos em São Paulo, então a rivalidade é contra eles”, disse Antônio, que ganhou coro de outro tricolor, Maurício Braga, responsável pela barraca ao lado.
“Simpatizo pelo Santos. De lá, saíram Pelé e Neymar. Não tenho nada contra o Palmeiras, mas simpatizo com o Santos”, explicou.
Torcedor do Botafogo, Antenor Menezes também escolheu seguir as mesmas cores que utiliza com o clube do coração para a final de sábado.
Segundo ele, o Santos é uma equipe mais simpática do que o Palmeiras e usou até uma rodovia que liga o Rio de Janeiro até São Paulo como motivo para escolher a preferência pela equipe da Vila Belmiro.
“Vou torcer pelo Santos, eu moro em Guaratiba, ali perto da Rio-Santos. Sou Santos então na final. É um time mais simpático. Mas é difícil carioca torcer para um clube de São Paulo”, brincou.
Se os torcedores de Fluminense e Botafogo escolhem o Santos pela simpatia, os torcedores do Flamengo têm outro motivo: a rivalidade acirrada dos últimos anos com o Palmeiras.
Provocações por parte dos paulistas aconteceram em 2016 e 2018, com as conquistas dos Brasileirão em cima dos rubro-negros. O troco veio em 2019, com o Flamengo campeão e vencendo o Palmeiras dentro e fora de casa na última edição do nacional.
E essa rivalidade é externada abertamente pelos torcedores do Flamengo nas ruas do Rio de Janeiro. Como é o caso de Moisés Rodrigues, comerciante no Largo da Carioca, no Centro do Cidade.
“Com certeza vou torcer para o Santos. Vou escolher quem? Para o Palmeiras é só ‘vapo’. Eles ficam zoando de ‘cheirinho’. Eles vão ficar no ‘cheirinho’ no sábado”, brincou Moisés, voltando a provocar os alviverdes.
“Eles (jogadores do Palmeiras em 2018) passaram em frente à loja do Flamengo cantando, falando de cheirinho. Em 2019, quando o Flamengo meteu três no Palmeiras, que todo mundo começou a dançar que nem eles, não falaram nada. Quero ver contra o Santos. Lembrando, o Palmeiras não tem Mundial”, completou.