Trending

Abandonado, CT do Santos que revelou Neymar tinha até galinheiro



O CT Meninos da Vila, construído especialmente para atender a base do clube, e que recebeu Neymar durante parte de sua formação como jogador, foi encontrado abandonado pela atual gestão alvinegra, que tem José Carlos Peres à frente. O UOL Esporte teve acesso às fotos que mostram que a última diretoria, comandada pelo ex-presidente Modesto Roma, deixou o CT com campos degradados, matos altos, buracos por toda parte e até um galinheiro.



O local, na entrada de Santos, ajudou a revelar Neymar ao futebol. O hoje camisa 10 da seleção brasileira esteve, inclusive, ao lado de Robinho, em dezembro de 2005, na colocação da pedra fundamental da obra. O CT foi inaugurado em agosto de 2006 e Neymar treinou por lá nas categorias sub-15 e sub-17. No dia da inauguração, uma das atrações foi justamente o treinamento do time do ex-camisa 11, à época já uma promessa alvinegra.

A nova diretoria lamentou a situação do que era para ser o "celeiro de craques" do Santos e iniciou um processo de reforma. O galinheiro, que ficava atrás do vestiário e pertencia ao administrador do local, já foi retirado.

Outras providências também foram tomadas. A principal delas foi a contratação de um engenheiro para administrar o CT Meninos da Vila, tratada como "moralização" da parte administrativa. A prefeitura da cidade de Santos ajuda o clube no processo de limpeza. Em conjunto, as partes também aumentaram o efetivo de segurança no local para evitar invasões.

Nos últimos três anos, com a degradação do CT Meninos da Vila, as categorias que utilizavam o local passaram a treinar no CT Rei Pelé, usado pelo profissional - o sub-20, exceção, sempre treinou no CT principal do clube. Por conta disso, Neymar, que "pulou" do sub 17 ao profissional, fez sua base toda praticamente no Saboó, bairro em que é localizado o "Meninos da Vila".

Com o problema exposto no CT Meninos da Vila, a diretoria do Santos entende que as categorias de base precisam de investimentos e estruturas melhores, pois dão fruto para o clube dentro e fora de campo. Segundo eles, são R$ 100 milhões de receita por ano com venda de atletas e recebíveis por ser clube formador (mecanismo de solidariedade da Fifa), e "apenas" R$ 15 milhões de investimento anual.

Por conta disso, o Santos iniciou um processo de compra de um novo centro de treinamentos para as categorias de base. A ideia é que o CT Meninos da Vila seja utilizado somente para esportes olímpicos e amadores caso a negociação seja concretizada.

O projeto é ousado. O Santos já fez uma proposta de compra de uma associação esportiva de uma grande empresa da Baixada Santista. O local possui mais de 200 mil m². O CT Meninos da Vila e o Rei Pelé, por exemplo, possuem entre 30 mil e 40 mil metros quadrados.

O local já possui campos e até piscinas para que o clube paulista também ofereça uma área social aos sócios. A diretoria santista trata o assunto de forma sigilosa e não fala sobre o tema, mas a ideia é centralizar todos os elencos das categorias de base e o futebol feminino no local. Até o sub-20, que sempre treinou no CT Rei Pelé, seria deslocado para o novo CT.

O UOL entrou em contato com o ex-presidente Modesto Roma para ele explicar a situação crítica do local e, inclusive, a presença do galinheiro. O cartola, no entanto, não retornou as ligações.

Fonte:Uol

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem