Um dia antes dos sorteios para definir as chaves da Libertadores e da Copa Sul-Americana, a Conmebol divulgou na noite desta terça-feira o ranking atualizado dos clubes e definiu os cabeças de chave da competição. Serão quatro clubes do país (Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Santos) dentro do pote 1 da fase de grupos, acompanhados de Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, Atlético Nacional-COL e Peñarol-URU.
A definição dos cabeças de chave veio justamente pelo ranking da Conmebol. Dos quatro brasileiros presentes na competição, apenas gremistas ocupam o top-10 (terceiro lugar). O Santos é o 11º, o Corinthians o 12º e o Cruzeiro o 13º na classificação divulgada pela entidade.Santistas, corintianos e cruzeirenses se beneficiaram pelas ausências de Atlético-MG e São Paulo na competição. O time alvinegro de Belo Horizonte ocupa o sétimo posto, o seu melhor na história, e fica fora do torneio. Já os são-paulinos aparecem logo atrás, em oitavo. Nacional -URU (5º) e Olimpia (9º), que jogam as fases preliminares, também não se credenciam ao pote 1 mesmo se avançarem.
O River Plate, da Argentina, lidera a classificação, acompanhado do segundo colocado Boca Juniors. O Atlético Nacional, campeão da Libertadores em 2016, ocupa a quarta posição, enquanto o Peñarol, outro cabeça de chave, é o sexto no ranking atualizado pela entidade sul-americana.
Os outros dois brasileiros classificados para a etapa dos grupos já sabem em quais potes estarão no sorteio desta quarta-feira. O Palmeiras, 22º, estará no segundo grupo, enquanto o Flamengo, vice-campeão da Sul-Americana desta temporada e 35º na classificação, está no pote 3.
Entre os times classificados diretamente para a etapa de grupos há apenas uma dúvida em relação ao sorteio: a posição do Independiente-ARG no sorteio.
Caso a Conmebol repita o mérito do ano passado com a Chapecoense, o clube argentino entra no pote 2. Se a entidade valorizar o ranking ao invés do título, o The Strongest-BOL se juntará a Palmeiras, Emelec-EQU, Cerro Porteño-PAR, Bolivar-BOL, Libertad-PAR e Universidad do Chile-CHI.
Vasco é cabeça de chave na segunda fase
O ranking divulgado também sentenciou a ordem das equipes nas fases mais preliminares da Libertadores. O Vasco será cabeça de chave na segunda fase ao lado de Nacional-URU, Santa Fé-COL, Guaraní-PAR, Independiente Del Valle-EQU, Jorge Wilstermann-BOL e Junior Barranquilla-COL.
O Unión Española, caso supere o Universidad Concepción nesta quarta-feira na disputa pela última vaga chilena, entra ao lado do Vasco. Caso o Concepción saia vencedor, o Melgar, do Peru, vira cabeça de chave. A Chapecoense, último representante brasileiro na competição, está no pote 2 nesta segunda fase da Libertadores.