Trending

Retrospectiva

Retrospectiva 2016: veja como foi o ano do Santos FC

Acabou 2016. O Santos foi campeão paulista, finalizou o ano como vice campeão brasileiro e disputará a próxima Libertadores da América.
Em um ano de bons e produtivos resultados, destaca-se a conquista do bicampeonato paulista, do segundo lugar no campeonato brasileiro e da volta a Copa Libertadores, competição que o alvinegro praiano disputou pela última vez em 2012.
Apesar da convocação de vários atletas, saída de jogadores e lesões, o Peixe teve um ano muito favorável, foi o melhor time do país em 2016, sendo o time que somou mais vitórias e sofreu menos derrotas entre os 20 clubes da série A. Foram 66 partidas, sendo 38 vitórias, 15 empates e 13 derrotas, tendo um aproveitamento de 65%.

CONFIRA O RETROSPECTO DO SANTOS NESSA TEMPORADA

CAMPEONATO PAULISTA

 O Santos teve um desempenho praticamente impecável na competição e fez por merecer seu 22º título estadual. Na primeira fase, terminou na liderança isolada do Grupo A com 32 pontos e depois passou pelo São Bento nas quartas. Na semifinal, em partida única realizada na Vila Belmiro, Santos e Palmeiras reeditaram a decisão do ano passado e os alvinegros levaram mais uma vez a melhor: 2 a 2 no tempo normal e 3 a 2 nos pênaltis. O adversário da final foi o Audax, foram 2 jogos emocionantes: empate de 1 a 1 no José Liberatti e uma vitória por 1 a 0 na Baixada Santista. Santos se sagrava Campeão Paulista de 2016 para a festa dos torcedores presentes no "Alçapão", conquistando assim o Bi do Paulistão, seu sétimo título desde 2006 e o quarto bicampeonato de sua história.

COPA DO BRASIL

Buscando seu segundo título da competição, o Santos enfrentou na primeira fase seu xará Santos-Ap, a primeira partida acabou empatada em 1 a 1 e o Peixe carimbou sua classificação com a vitória por 3 a 0 no 2° jogo. Na segunda fase bateu o Galvez-Ac por 3 a 0, anulando o jogo de volta na Vila Belmiro e garantindo a classificação antecipada. Pela terceira fase ficou no 0 a 0 com o Gama-DF na partida de ida e sacramentou a classificação por 3 a 0 no jogo de volta. Na primeira partida das oitavas de final o Peixe fez 3 a 1 em cima do Vasco e arrancou um empate por 2 a 2 em São Januário, após levar virada, e avançou na competição. Chegou as quartas de final, venceu o Internacional por 2 a 1 na Vila, mas perdeu para o time reserva por 2 a 0 no Beira Rio, sendo eliminado da Copa do Brasil.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O Peixe que todo ano brilha no estadual, sempre deixava a desejar no nacional, nos últimos anos sempre ficava numa posição intermediária, sendo time de meio de tabela.
Mas em 2016 isso mudou, fez sua melhor campanha na era de pontos corridos desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 equipes. O Santos demonstrou um futebol convincente, ao contrário dos anos anteriores, passou a jogar bem fora de casa. Brigou pelo título nacional, que só não veio porque perdeu pontos preciosos para os times do Z4. Os times ameaçados de rebaixamento foram uma espécie de "pedra no sapato" e lhe custaram o título. Título esse que não vem desde 2004.
Mesmo assim o Peixe terminou o Brasileirão com um balanço positivo, ficou com o vice campeonato após a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG e garantiu a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Vale lembrar que na próxima temporada o Santos disputará no mínimo quatro competições, sendo elas: Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
2017 é logo ali... E virão os campeonatos, virá a Libertadores e quem sabe o tão sonhado Tetra...

Karen / Miranda - Blogger Santástico Resenha - O Santos mais perto de você

Vídeos - Karen / Miranda / Assis / Kátia 

   

2 Comentários

  1. 2016 preparação.... ,2017 será um ano de conquistas...Foco no Brasileirão, libertadores e Copa do Brasil...Dalhe Santos
    Feliz Ano novo!!!

    ResponderExcluir
  2. Tivemos uma bela campanha esse ano de 2016 ,e que venha uma melhor ainda , com Libertadores para nosso Alvinegro 2017

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Gratidão

Sem título

Vanderlei nossa muralha