Trending

Após galinheiro, Santos trabalha para retirar IML de CT que revelou Neymar

O Santos continua trabalhando para 'reerguer' o CT Meninos da Vila, esquecido nas últimas gestões e onde foi encontrado até um galinheiro no início do mandato do presidente José Carlos Peres. O UOL Esporte apurou que agora o mandatário santista pretende retirar o IML (Instituto Médico Legal), que está anexado ao local.

A diretoria santista pediu ajuda ao governador Márcio França, que prometeu atender ao pedido dos santistas caso permanência no cargo após as eleições deste ano.

[ x ]
O clube paulista quer construir a área administrativa do centro de treinamentos no local. Além disso, o Santos alega que é inviável manter no mesmo ambiente crianças (futuros atletas) com criminosos. Isso porque, além dos exames de corpo delito, o IML realiza exame cautelar com bastante frequência em detentos. Antes de ser encaminhado ao presidio ou tribunal, o preso é examinado pelo legista para certificar que a integridade física do indivíduo foi mantida durante seu transporte.

A reportagem conversou com profissionais do IML, que também demonstraram preocupação com presos e crianças no mesmo ambiente. Segundo eles, as crianças brincam na frente do local, inclusive quando há entrada e saída de presos.

Eles alegam que 80% dos exames no IML são de pessoas vivas, mas que a desinformação faz com que muitos acreditem que o local só analisa mortos. O espaço também sofre com alagamentos e briga por estacionamento. Os pais de jogadores costumam ocupar as vagas que pertencem somente ao IML.


O CT Meninos da Vila, construído especialmente para atender a base do clube, recebeu Neymar durante boa parte de sua formação como jogador. O local, na entrada de Santos, ajudou a revelar o principal jogador do Brasil. O hoje camisa 10 da seleção brasileira esteve, inclusive, ao lado de Robinho, em dezembro de 2005, na colocação da pedra fundamental da obra.

O CT foi inaugurado em agosto de 2006 e Neymar treinou por lá nas categorias sub-15 e sub-17. No dia da inauguração, uma das atrações foi justamente o treinamento do time do ex-camisa 11, à época já uma promessa alvinegra.

No início deste ano, a diretoria santista encontrou o CT Meninos da Vila com campos degradados, mato alto, buracos por toda parte e até um galinheiro. A nova direção iniciou um processo de reforma e o galinheiro, que ficava atrás do vestiário, foi retirado.

Outras providências também foram tomadas. A principal delas foi a contratação de um engenheiro para administrar o CT Meninos da Vila, tratada como "moralização" da parte administrativa. A prefeitura da cidade de Santos ajudou o clube no processo de limpeza. Em conjunto, as partes também aumentaram o efetivo de segurança no local para evitar invasões.

Nos últimos três anos, com a degradação do CT Meninos da Vila, as categorias que utilizavam o local passaram a treinar no CT Rei Pelé, usado pelo profissional - o sub-20, exceção, sempre treinou no CT principal do clube. Por conta disso, Neymar, que "pulou" do sub-17 ao profissional, fez sua base toda praticamente no Saboó, bairro onde está localizado o "Meninos da Vila".

O terreno do CT Meninos da Vila foi doado nos anos 1980 pelo ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa, pai do atual prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Nos anos 1990, o clube cedeu parte do espaço para construção de prédios populares em troca da concessão do CT Rei Pelé - que fica em região mais central da cidade.

Fundado pelo atual presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Marcelo Teixeira, o CT Meninos da Vila foi inaugurado nomeando os campos 1 e 2 de Robinho e Diego, respectivamente. No entanto, na gestão de Luis Alvaro de Oliveira, em 2010, o nome dos campos foi trocado para Chico Formiga, primeiro técnico da geração de Meninos da Vila.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem