Renato é o único jogador do Santos que atuou todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o camisa 8 revelou alguns de seus segredos para chegar aos 37 anos jogando em alto nível. O principal deles se resume a alimentação. O experiente volante não come hambúrguer e batata frita há 14 anos e não bebe refrigerante desde 2012.
Além disso, Renato conta o problema que enfrentou com um de seus fakes no Facebook. O "falso Renato" postou uma foto com uma sunga do Botafogo nas últimas férias e arrumou problema para o volante com a torcida santista.
Renato também falou sobre a relação com ex-companheiros de time e amigos – casos de Robinho, no Santos, e Luis Fabiano, no Sevilla. O volante disse que o "rei das pedaladas" tinha potencial para chegar mais longe na carreira e lembrou os conselhos para acalmar Luis Fabiano.
Confira a entrevista completa com Renato:
UOL Esporte: Qual o segredo para jogar esse futebol de hoje sem sofrer lesões?
Renato: Acho que é a preparação física, principalmente na pré-temporada. O começo do ano é a base para suportarmos toda a maratona de jogos. As viagens são longas no Brasileiro, geram um desgaste grande. Tem também o fato do Dorival me poupar em algumas viagens da Copa do Brasil, principalmente nas primeiras fases quando jogamos no Acre, em Roraima, o que é bem desgastante. Me alimento bem, durmo bem e faço uma prevenção antes dos treinamentos, voltado para a parte de força. Faço o core [training], abdominal e tenho uma prevenção voltada para o meu joelho esquerdo, onde fiz uma cirurgia. Essa prevenção tem ajudado e dado todo um alicerce para jogar todas essas partidas.
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2016/11/25/renato-conta-como-chegou-aos-37-jogando-14-anos-sem-hamburguer-e-fritas.htm
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2016/11/25/renato-conta-como-chegou-aos-37-jogando-14-anos-sem-hamburguer-e-fritas.htm